segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A PROMESSA

Além da Imaginação
    Eu morava com meus pais e irmãos, numa pequena e pobre cidade do interior pernambucano. Como filha mais velha, minha irmã teve o privilégio de freqüentar a escola do lugarejo, onde também eu estudava, até que um dia veio nos visitar um tio de minha mãe que pediu para que nós fôssemos morar com ele e a esposa, pois não tinha filhos, estavam em boa situação financeira e passaram a residir em Caruaru, uma das principais cidades de Pernambuco. Lá nos dariam todo conforto.
    Tudo mudou de repente, depois que passamos a residir com nosso tio. Comecei a freqüentar um melhor colégio e minha irmã a Escola Normal e quando menos esperava ela estava com o diploma de professora e tomando conta de uma cadeira num colégio local. Foi então que conhecemos uma família, um casal com filhos que freqüentavam a casa de meu tio. Eram o Sr. Baltazar e dona Tereza.
    Algum tempo depois morre dona Tereza, deixando o viúvo com três filhos já bem crescidos. E para nosso espanto, um dia ele vem a nossa casa e pede minha irmã em casamento, motivando entusiasmo em nossa família. Ele era um homem ainda moço, com boa situação financeira.
    Casaram e foram morar só, pois os filhos dele preferiram ficar com a avó. Levaram durante certo tempo uma vida maravilhosa, sendo ele ótimo marido e adivinhando os pensamentos de minha irmã, além de adorá-la.
    Certo dia ela estava na cozinha a lavar os pratos,já que era o dia de folga de Lúcia, uma garota que ajudava. Ela viu então um vulto na porta, em pé, imóvel, como se fosse uma estátua. Para espanto de minha irmã, era Tereza, a ex-esposa do seu marido. Ela olhou para a imagem da Virgem da Conceição e suplicou:
    - Minha Nossa Senhora, ajudai-me. Que ela diga o que quer.
    E ouviu estarrecida a voz da defunta: “Marlene, você paga uma promessa que eu fiz quando era viva?”Minha irmã ficou nervosa com aquela aparição mas se conteve e perguntou por que ela não pedia ao marido ou aos filhos.
    - Baltazar é seu marido – disse a aparição, e desapareceu misteriosamente. Logo ela começou a chorar. Pouco depois Baltazar chegou e ao ver ela naquele estado lastimável ficou espantado. Ela contou-lhe tudo e ele procurou consolá-la.
    Segundo a aparição, a promessa era distribuir a importância de Cr$ 300,00 em três orfanatos, sendo Cr$ 100,00 para cada um.
    Ela saldou a dívida de Tereza e nunca mais teve preocupações dessa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário