segunda-feira, 26 de março de 2012

VISITA AO HOSPITAL

   
    Ivo abriu suavemente a porta do quarto. Olhou atentamente aquela figura sobre o leito de um hospital, quase não o reconhecendo. Sentiu vontade de chorar mas se conteve para não agravar a situação do enfermo. Era Luiz que ali estava, acometido de uma doença  respiratória que o vitimara há cerca de um ano. Um sorriso meio amargo se via no rosto do doente e uma grande vontade de lutar contra o mal foi demonstrada em suas palavras, numa dicção um pouco arrastada por conta da falta de ar.
    Em tempos passados Ivo e Luiz foram companheiros de trabalho e praticavam futebol juntos, além das farrinhas nos finais de semanas. Muitas vezes chegavam bêbados em casa, sendo repreendidos pelos pais. Essa rotina se prolongou por muitos anos, até que Ivo, tendo concluído o curso superior, arranjou um emprego e foi trabalhar em outro estado, onde passou a morar. Nunca mais teve contato com Luiz, que sentiu a ausência do amigo mas continuou sua vida boêmia.
    Bastante emocionado, Ivo apertou a mão do amigo enfermo e desejou melhoras, ficando de voltar o mais breve possível para encontrá-lo restabelecido. Fora avisado do caso através de um outro amigo, que pediu para que viesse visitá-lo quando fosse possível, o que realmente aconteceu e até em curto espaço de tempo.
    Sozinho no quarto, Luiz ficou pensativo. Com a saída de Ivo, que necessitava voltar para seu estado e trabalhar, algumas lágrimas rolaram pelas suas faces, afinal era um amigo e tanto que deixara o seu trabalho em outro estado e viera visitá-lo, saber de sua saúde. Relembraram aos risos as peripécias vividas, os momentos alegres com as garotas, as farras e as brincadeiras da turma jovem. Luiz estava ciente que havia exagerado na bebida, no cigarro, nas noites em claro, tudo por causa dessas malditas farras. Agora ele compreende que eram as malditas farras as responsáveis pela sua doença.
    Passou-se cerca de um mês e Ivo resolveu fazer uma nova visita ao amigo acometido de problemas respiratórios. Preferiu fazer uma surpresa esperando encontrar Luiz já restabelecido ou pelo menos numa situação bem melhor. Como da primeira vez, dirigindo-se ao quarto, abriu a porta bem devagar, já sorrindo, porém o que viu foi uma cama vazia, deixando ele surpreso. Imaginando que Luiz já havia recebido alta, dirigiu-se até uma enfermeira e indagou sobre Luiz, sendo informado que o mesmo havia falecido logo cedo e que o corpo já tinha sido retirado do local. A família fora avisada e iriam providenciar o sepultamento. Abalado, Ivo procurou a família e participou do evento fúnebre, lamentando uma perda tão preciosa.
    Ivo imaginou sua vida se não estivesse tão dedicado ao trabalho, fora das farras, mudando até o seu ritmo de vida. Tinha deixado de beber em demasia, não tinha muitos amigos farristas e passava a maior parte do tempo concentrado no trabalho, tomando uma cervejinha apenas de vez em quando. Talvez essa mudança tenha ajudado ele a ter uma vida mais saudável, o que não aconteceu com Luiz, que bebia quase todos os dias e no final de semana o consumo do álcool era bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário