terça-feira, 23 de outubro de 2012

QUANDO EXPLODE A PAIXÃO

     O vento soprava suavemente sobre o rosto de Brígida fazendo esvoaçar seus lindos e longos cabelos. Seu olhar era triste nessa manhã de um sol bonito, parecia olhar para o nada, perdido em pensamentos. Sentada no jardim de sua bela casa, rodeada de flores bem cuidadas por um jardineiro contratado, ela nem percebeu a chegada de alguém, um jovem de seus vinte e poucos anos, que se aproximava lentamente. Ao vê-lo ela sorriu, mas foi um sorriso meio sem jeito, talvez para agradar o recém-chegado. Era seu namorado Túlio e eles haviam brigado recentemente, a situação entre ambos não estava nada boa, o que causou toda essa tristeza de Brígida, que o amava perdidamente e estava na iminência de perdê-lo. Ela não sabia nada ainda, mas Túlio viera se despedir, tivera a hombridade de fazê-lo sem deixar dúvidas, enquanto ela alimentava a esperança de continuar ao lado desse homem por quem nutria um grande amor. Ele procurou não se demorar na conversa, queria resolver logo essa situação de incerteza, pois talvez não a amasse e não queria magoá-la com falsas esperanças.
     Brígida chorou bastante após a saída de Túlio, trancando-se em seu quarto. Durante toda a manhã não saiu para nada e nem sequer se alimentou. O almoço foi servido na hora mas ela se recusou a receber a bandeja das mãos da empregada, permanecendo em prantos em seus aposentos. A tarde começou a dar sinais de que findava, a mãe preocupou-se e tentou um diálogo, não conseguindo nenhuma aproximação com a filha, sempre incomunicável.

     Durante vários dias Brígida permaneceu em seu quarto sem qualquer contato com quem quer que seja, isolada do mundo. Chorava constantemente, para ela o mundo havia desabado sobre sua cabeça com toda a força e jurou nunca mais amar alguém, vivendo apenas para o seu bem estar. Voltou a estudar em um colégio de ordem religiosa com toda a dedicação de antes e procurou se envolver muito mais, tendo mais contato com as freiras e procurando conhecer melhor esse modo de se dedicar a Deus. Em pouco tempo Brígida ingressou na ordem religiosa como noviça, fazendo um voto de total dedicação.
     Túlio, vivendo em outra cidade, ainda pensava na ex-namorada, sentiu profundamente a separação quando parou para refletir, vira que talvez não tenha feito um bom negócio afastando-se de Brígida, que o amava com toda a força do seu coração. Pensou em voltar atrás, procurá-la, mas algo o fez recuar, sentindo-se um fraco. Ingressou num colégio diferente, um seminário onde jovens se dedicavam a Deus e pretendiam um dia ser padres. Ele achou interessante esse caminho e entendeu que tomou a decisão certa. Estava decidido a ser padre e ser voltado exclusivamente para a vida religiosa.

     Os anos se passaram e Túlio se tornou um padre, ganhando uma paróquia do interior onde iria rezar missas, o que estava lhe agradando bastante. Desempenhou seu papel com muita eficiência, o que fez ele ganhar muitos fiéis e admiradores, ficando sua paróquia totalmente lotada.
     Dez anos depois o padre Túlio foi convidado para um seminário na capital, um encontro que reunia centenas de representantes da igreja católica com a finalidade de discutirem os novos rumos da igreja com relação a adoção de medidas sociais de combate ao uso de drogas. A palestra foi iniciada e os participantes apresentaram suas ideias, dando sugestões as mais diversas. Padre Túlio fez a sua parte, falou a respeito do terrível mal que assola o país, momento em que vários presentes se emocionaram. Ao término de sua palestra, caminhou por um corredor do imenso centro de reuniões, dirigindo-se para um local onde deixara alguns pertences. Qual não foi o seu espanto quando cruzou seu olhar com o de uma bela religiosa. Ambos se entreolharam com admiração e de uma forma que ninguém entenderia, fazendo o tempo voltar com uma velocidade incrível. A freira reconheceu de imediato aquele padre, melhor dizendo, aquele homem que tanto amou há tempos atrás e que com a sua partida resolvera não amar mais homem algum, dedicando-se única e exclusivamente a atividades voltadas para a igreja, uma promessa feita por ela. Agora o destino faz com que eles se encontrem e ambos estão psicologicamente perturbados, estão frente a frente e não sabem o que dizer um ao outro. Seus corações batem forte, as lembranças de tempos idos afloram em suas mentes e um turbilhão de emoções invade seus corpos. Fugiram do amor e se refugiaram na solidão da igreja, tendo como companhia fiéis que se maravilhavam com eles por pregarem a palavra de Deus. Estavam em um mundo diferente, conheciam apenas o amor ao próximo, o amor de Deus e agora se veem diante de uma realidade que transportou esses dois seres para o passado. Túlio e Brígida estavam ali, frente a frente, olhos nos olhos, deixando que a paixão explodisse com toda a força em seus corações para darem início a uma nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário