sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A MISSÃO


    Fazia um frio danado quando eu caminhava por aquela estrada pedregosa, tropeçando aqui ou acolá, pois mal conseguia andar, dada a dificuldade do caminho. Precisava chegar ao lugarejo antes que a noite caísse, já que a tarde dava sinais de que não demoraria muito. Havia deixado o cavalo em um rancho bem atrás, devendo pagar uma taxa quando retornasse para pegá-lo, pois o caminho pela frente impedia que seguisse com o animal. Caminhos apertados entre rochas, travessia de lagos, subidas íngremes com utilização de cordas e um lamaçal foram suficientes para me deixarem exausto, tendo ainda pela frente a noite escura que já ameaçava chegar com o sol já escondido. O frio aumentou e eu tive que me agasalhar para poder continuar a caminhada.
    Finalmente avistei o velho casarão com suas luzes acesas. Ali eu descansaria por dois dias, tempo suficiente para resolver uma pendência solicitada pelo Barão de Cotengy, que me enviara àquele lugar por confiar plenamente em minha pessoa. Sabia que se falhasse nessa missão seria um homem morto, mas tudo iria depender de mim, pois outros que se empenharam nessa missão e fracassaram, hoje estão comendo capim pela raiz.
    Dois dias se passaram e o Barão de Macaé me liberou para retornar à minha terra, com tudo já resolvido. Amigo pessoal do Barão de Cotengy, ele me entregou papéis e uma grande quantidade de dinheiro em espécie, que deveriam ser entregues na minha chegada, devendo transportar tudo com a maior discrição, pois existiam forasteiros que costumavam roubar pessoas em toda região e todo cuidado era pouco nessa minha missão.

    Retornei em um cavalo emprestado até determinado local onde deixaria o mesmo, devendo continuar o trajeto a pé, seguindo o mesmo caminho da vinda. Gastava o dia quase todo nessa empreitada, passava por maus bocados, inclusive perigos com risco de vida, mas no final das contas a recompensa seria boa. Graças a Deus a volta foi nos mesmos moldes da vinda, enfrentando dificuldades, evitando ataques de animais e procurando chegar ao destino antes da noite. Chegando ao rancho peguei o meu cavalo, pagando a devida taxa pela guarda do animal e prestei contas ao Barão de Cotengy quando da minha chegada, que se deu com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário