quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ETAPA CUMPRIDA


Mais uma etapa está se cumprindo, chega ao fim o desejo programado no início do ano, algumas realizações, sonhos que esperamos tanto, nos deixaram felizes, encorajados e na esperança de novos desafios. E o que não deu certo? E aquele desejo que aguardamos com tanta ansiedade? Esse não foi a vez dele, não é verdade? Mas isso não nos impede de sonharmos mais um pouquinho, de ter fé e pensamento positivo, com a mente voltada para Deus. Ele é o articulador de tudo, Ele é quem acha o que devemos ter e no momento exato, só dependendo das nossas atribuições, ou seja, se agimos dentro do padrão da responsabilidade, do amor ao próximo e do respeito aos nossos familiares e amigos. Nada está errado no nosso trajeto na Terra, tudo está em perfeita harmonia apesar dos descontroles e das atividades estranhas aos bons costumes, já que somos produtos do meio em que vivemos, somos coniventes com os acontecimentos bons ou ruins, somos causas e efeitos.
Que a nossa próxima tarefa seja desempenhada com mais carinho, com maior responsabilidade, para que no final do próximo ano recebamos aquilo que desejamos com orgulho do dever cumprido.
Paz e bem para todos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

***PAPAI NOEL***


P.arece que foi ontem
A.creditava em Papai Noel
P.rocurei na janela o presente
A.pós olhar no chinelo
I.sso era minha fantasia

N.ão é que eu ganhava presente!
O. presente quem dava era papai
E. se era Noel ou não, valeu!
L.ogo eu era criança feliz

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ALIMENTO ESPIRITUAL

O alimento espiritual não encontramos só no interior das igrejas, junto aos púlpitos onde padres e pastores incutem nas mentes dos frequentadores assíduos, muitos em busca do que não conseguem em seus lares. A esses fracos de espírito realmente é necessário que alí se dirijam e ouçam as palavras dos enviados de Deus, que com essa finalidade transmitem aos fiéis carentes de necessidades em suas almas as mais profundas contribuições que levam a uma reflexão, deixando seus subconscientes mais tranquilos. Porém em seus lares, no silêncio de seus quartos ou numa varanda arejada, o individuo que precisa de Deus também poderá encontrar o alimento espititual tão importante para o seu dia a dia, para manter sempre acesa a esperança no seio familiar. Cada pessoa é dona de suas responsabilidades religiosas, cada uma tem um conceito que se adequa às suas necessidades e o Criador vai estar com ela onde quer que esteja.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

NOSSOS PASSOS


Tenho pena de ti, criatura, que não aprendeste a seguir os passos que te ensinei. Tudo fiz para que na vida fosses feliz e que o futuro te abraçasse com o mesmo amor que tenho por ti.

A vida tem seus caminhos os quais escolhemos por livre e espontânea vontade, caminhos que nos ensinam o que desejamos aprender para o fortalecimento da nossa personalidade.

Temos inúmeras opções de aprendizado e moldamos o nosso futuro, que é a coisa mais importante, tudo dentro do respeito aos nossos familiares e amigos, companheiros de jornada.

Ir além do que somos capazes pode parecer impossível, mas como não nos conhecemos com exatidão poderemos nos surpreender lá na frente no desempenho de nossas ações.

Andar com retidão e harmonia é um dever fundamental na vida de todo mundo, apesar de muitos não apreciarem essa regra em suas funções como legisladores.

Não culpo totalmente quem não segue os passos corretos em busca do seu futuro, pois agimos muitas vezes influenciados por opiniões de outrem.

A mim compete ensinar, mesmo admitindo meus erros que logicamente serão corrigidos, salientando que tudo que tivermos de obter será com grande sacrifício.

sábado, 17 de dezembro de 2016

PARA TI, MÃE INGRATA

Eu te dedico, mãe, um futuro especial, do fundo do meu coração. Eu te desejo, mãe, que possas cumprir o teu papel agora que Deus te deu mais uma oportunidade de deixar viver um ser que na realidade não te pertence, porque o que toda mulher carrega no ventre por nove meses é filho Dele, assim como tu és. O ventre feminino nada mais é do que um local reservado pelo Criador para que Seus filhos possam iniciar uma longa trajetória na vida. Mãe, tu que agora tiveste mais uma oportunidade de gerar um ser dentro de ti, uma dádiva divina, procura não errar mais, desenvolve o verdadeiro amor para teu filho nascer, crescer e agradecer a ti por estar em meio a nós. Não mais faças o que fizeste no passado ao privar da vida o teu filho que hoje poderia ser uma criatura do bem, com todos os recursos para te defender de qualquer mal e te dar uma vida de rainha. Erraste, mãe, erraste feio, mas Deus te deu, mesmo ciente de que não merecias, uma nova oportunidade para teres teu filho e fazeres o papel de mãe dedicada, que deve amar incondicionalmente o ser vindo do útero. Vai, mãe, vai em paz e não peques mais, porém saibas que o teu erro será cobrado lá na frente, mesmo com o teu arrependimento.

(Mensagem para aquela mãe que depois de um ou mais abortos decidiu deixar vir ao mundo o seu filho)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

CONFISSÕES DE UM EX-MORTO


Na sala de cirurgia eu observava todos aqueles equipamentos, indagava a mim mesmo a função de cada um, o que na realidade não me interessava, era apenas uma forma de me distrair, de tapear a minha mente que estava um pouco receosa diante de um ato cirúrgico que em alguns minutos seria iniciado. Me foi concedido um tempo para uma breve reflexão e enquanto médico e colaboradores se preparavam para essa finalidade eu ali imaginei como seria o meu mundo de "amanhã"  baseado em tudo o que vivi no "ontem", já que no momento atual eu me sentia como se não existisse, me senti como uma "experiência" a ser apreciada por aqueles que ali se encontravam e eu era o "produto" que poderia ou não dar certo, uma evidência bem clara que em certo momento me fez verter algumas lágrimas.
Afinal tudo iria começar e os procedimentos tiveram início, momento em que apaguei completamente depois da anestesia. Foi como se eu mergulhasse no desconhecido sem nada compreender e em pouco tempo "despertei", não para este mundo, como pensei por alguns instantes, mas para uma "realidade" que me fez estranhar, pois eu via e ouvia aqueles que me operavam, apesar de não captar com precisão o que eles conversavam. Era tudo esquisito, em certas ocasiões riam e faziam gestos, o que me deixava chateado, mas como nada podia fazer o jeito era aceitar e aguardar o desfecho da cirurgia de sério risco por se tratar do órgão mais importante do corpo que era o coração.
Horas se passaram e a impaciência tomava conta de mim, ali imóvel sem poder mover um dedo sequer, mas de repente a minha visão apagou-se por completo e só o cérebro funcionava, graças a Deus eu me sentia vivo, pelo menos isso. Mas foram momentos de incerteza, sem nada ver ou ouvir, o que me fez pensar que estava morto, para o mundo, claro, não para mim, apesar dessa situação um tanto estranha, mas isso durou pouco tempo, pois enfim despertei para a vida, vi o quarto do hospital claro e arejado, diferente daquele no qual eu me encontrava para a cirurgia. Êpa! Que lugar é esse? Me levantei num único movimento e percebi que ali não se encontravam as pessoas que cuidavam de mim. Como ali se via com clareza algumas enfermeiras (acho que eram), todas de roupas brancas, indaguei o que estava acontecendo, o que elas não responderam e apenas me pediu para ter calma que depois conversariam a respeito. Nada pude fazer e depois que me aplicaram uma injeção eu voltei a dormir, um sono reparador, diga-se de passagem. Acordei depois de um certo tempo que não consegui saber, o dia estava claro e cama me levantei, já que não via ninguém ali por perto. Caminhei até a porta e vislumbrei um jardim florido, pássaros que entoavam cantos maviosos e algumas pessoas que circulavam ali próximo. Tive vontade de ir até elas, mas qundo tentei fui impedido por dois robustos senhores  vestiam branco, deduzindo eu que se tratava de médicos. Fui colocado de volta na cama e novamente dopado com outra injeção e antes de apagar ouvi quando um deles afirmou: "esse vai voltar".
Novamente aquela sensação de que estava morto, a escuridão total e a impossibilidade de fazer qualquer movimento. Pelo tempo que passei naquela situação calculei umas duas horas mais ou menos, o que me deixou bastante angustiado, mas enfim tudo começava a ficar claro e o lugar onde agora eu me encontrava era  mesmo de quando me internei para a cirurgia no coração. Via perfeitamente o médico e seus assistentes, todos sorridentes. Fui colocado numa maca e levado para um quarto onde fui acomodado num leito bem confortável e ainda grogue escutei quando o médico falou: "esse escapou por milagre".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

::O:::::F::U::T::U::R::O:: ::D:A:: ::H:U:M:A:N:I:D:A:D:E::


Não se admirem com o que vou dizer agora e nem tão pouco esperem que as coisas mudem para melhor com relação ao futuro da humanidade, pois tudo já está devidamente programado para os acontecimentos que advirão, nada poderá ser feito se continuarmos contando com a mentalidade humana desta atualidade, a qual está voltada para os interesses pessoais. Tudo é uma questão de raciocínio e só os tolos acreditam que o fim dos tempos não ocorrerá. Preparemo-nos, portanto, para as desgraças que se espalharão em toda a face do planeta, apesar de toda a boa vontade daqueles que querem só o bem para os seus semelhantes, não que desenvolvam um trabalho em vão mas que com certeza vai ajudar no conhecimento de quem deseja o caminho certo para a vida eterna. Os escolhidos já estão certos para ingressarem no reino celestial, muitos sabem disso, mas outro tanto pensa que terá essa felicidade, são os falsos adoradores de Deus, aqueles que pregam o bem mas na prática fazem o contrário e às vezes nem percebem o mal que causam a outrem.
Essa é a realidade da vida, acredite se quiser.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

FERREIRA GULLAR (homenagem)

F.oi-se um símbolo das palavras
E.ncontra-se na áurea divina
R.umou para o grande lar
R.ezando pelos que ficaram
E.m suas poesias o amor
I.ndo tocar inúmeros corações
R.ogo a Deus por sua vitória
A.quela do plano espiritual

G.lória a Deus, grande Gullar
U.m ilustre homem poético
L.onge não estás, eu garanto
L.igado estás a todos nós
A.qui na Terra em poesias
R.ezarei a Deus sempre por ti

sábado, 3 de dezembro de 2016

DEZEMBRO (acróstico)

D.ezembro chegou, é alegria
E. certeza de festas por aí
Z.ero no bolso, sem problemas
E.u quero é sentir felicidades
M.esmo sem poder gastar
B.ebo, danço, me animo todo
R.ezo prá que tudo saia bem
O. que quero é aproveitar!

HOMENAGEM AO CHAPECOENSE

C.hove copiosamente em Chapecó
H.oje a chuva fez sua homenagem
A.s lágrimas vindas do céu
P.arecem um recado divino
E.m faces banhadas pela tristeza
C.omo bálsamo alivia as dores
O. povo chora, a comoção é geral
E. nada impede que choremos
N.ada substitui tamanha dor
S.ó a fé, só a certeza na vida
E.m compreender designios de Deus

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

APELIDOS ENGRAÇADOS

37 anos se passaram desde que ingressei no Porto do Recife como funcionário contratado e hoje, depois de onze anos aposentado, me vem a mente situações curiosas vivenciadas naquele órgão onde passei praticamente quase toda a minha vida, as lembranças ainda claras de  apelidos engraçados de alguns companheiros de trabalho que vou agora divulgar.
Vamos aos apelidos engraçados e o motivo de tal colocação:
DR. MERDEL
Era um colega de trabalho que desempenhava funções no Setor Médico e que tentou várias vezes o vestibular para Medicina mas nunca passou, terminando por desistir. Ganhou esse apelido.
GALO CEGO
Um companheiro que tinha uma deficiência na vista e não foi poupado por isso. Não gostava do apelido, evidentemente.
ROLA NA BRECHA
Colega que trabalha em um dos armazéns do porto e costumava exibir as partes íntimas através de uma brecha na porta do armazém para as mulheres que passavam na frente, geralmente lavadeiras e prostitutas que tinham acesso ao cais.
MORDE PNEU
Um funcionário meio perturbado que era alvo de gozações dos colegas, momento em que se enfurecia. Um certo dia, quando era achincalhado, sem poder agredir os colegas por serem vários, vendo-se próximo a uns pneus, passou a abocanhar um deles e morder com vigor como forma de mostrar o que faria com quem o desafiasse. Por isso ganhou esse apelido.
CABEÇA DE BAGRE
Outro meio perturbado que ao passar pelos amigos com um pacote de peixe bagre, cujo pacote estava com a cabeça de peixe para fora, fez com que esse apelido valesse.
SALÁRIO MÍNIMO
Era um funcionário de firma terceirizada que era baixinho e magrinho. Foi a ideia dos colegas de "elogiá-lo".
E para terminar, os funcionários do Porto do Recife, aqueles amantes da folia, criaram um bloco de carnaval onde se distribuía muita cachaça. Todo ano o bloco saía durante o carnaval. Advinhem o nome do bloco! Vou dizer agora, é claro: CU RASPADO.