terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A VIDA ENSINA

Aquele bebê lindo, que você passou várias noites sem dormir, cuidando de dores de garganta e febres altas, que gastou inúmeras manhãs de domingo levando para passear, aquela criancinha meiga que fez você comprar tantos brinquedos para vê-la sempre alegre e sorrindo, torcendo para que crescesse logo para poder levar para a escola... Cresceu e agora é um adolescente, vai indo bem no colégio, que é pago com sacrifício. Arranjou alguns amiguinhos e já sai sozinho para as festinhas, para o shopping... Cresceu mais um pouco, já não é mais um adolescente, já se sente um adulto, já quer tomar decisões. As festinhas já são mais ousadas, já chega tarde em casa, deixando os pais preocupados. Já começa a tomar uma bebidinha e dar uns bons tragos de cigarro, olhando a fumaça se dissipar no ar. “Já sou adulto”, pensa convicto. E age como tal, deixando os pais perplexos. Puxa! Como o tempo passou rápido, aquele bebê já é um adulto, parece que foi ontem...
    Pois é, cresceu, se transformou. Aí, você pensa: “Agora ele é adulto e as minhas preocupações acabaram. Posso sentar, relaxar, ter um tempo só para mim...”. Certo? ERRADO!!!. Agora vamos tratar do comportamento desse “adulto” dentro de casa. Em muitos casos ele, esse filho maravilhoso que achamos que é adulto, não passa de criança mimada. Alguns são revoltados por não terem conseguido subir na vida, arranjando um bom emprego, outros por não terem se dedicado com vontade para os estudos, o necessário para terem uma oportunidade na vida. Continuam em casa, junto aos pais, vendo o tempo passar sem perceber que o tempo de ter vida própria havia chegado.
    Mas a vida vai ensinar esse antigo bebezinho a enxergar a realidade, é apenas uma questão de tempo. Por si só olhará ao redor, meditará e terá de tomar uma decisão, seja qual for, principalmente quando não tiver os pais como apoio. Muita coisa vai acontecer daí por diante, dependendo se é meigo para com os pais ou se sua índole mostra arrogância e despreparo moral.  

Um comentário:

  1. Eis um grande ensinamento! Como seria Bom se muitos filhos notassem a verdade por trás de palavras como estas!

    ResponderExcluir