segunda-feira, 31 de agosto de 2015

NÃO ME ESPEREM PARA O JANTAR

Não me esperem para o jantar
Hoje eu resolvi olhar o Mar
Tentar descobrir os seus mistérios
Esquecer os problemas, os impropérios
Ficar ao sabor do Vento, senti-lo
Molhando os pés na água salgada
Quero ver a Tarde lentamente se deitar
Ver o Sol então da praia se apartar
Dando lugar a outras sensações agradáveis
Aliviando meu corpo do calor absorvido
Não me esperem para o jantar dessa noite
Minha vida está um caos, um açoite
Vou esperar a Lua se levantar
Para apreciar seu prateado no Céu
Sentindo o frescor do clima reinante
Afastando de mim essa ilusão dominante
Quero ainda conversar com as Estrelas
Procurar saber o que podem me dizer
Captando em cada brilho algo interessante
Vindo de algum lugar bem distante
Não me esperem para o jantar
Não vou sentir fome, nem sede ou sono
Quem sabe algum Cometa risque o Céu
Tirando dos meus olhos talvez um véu
Que me faz delirar diante desse meu Mar
Que me faz esquecer também o Amor
Bem escondido lá no fundo do Coração
Esperando eclodir com muita emoção
Vou esperar as horas se passarem
Deixar o meu ego falar mais alto
Talvez então eu chegue em casa para jantar
Dormindo depois, é o que posso adiantar

domingo, 23 de agosto de 2015

MANHÃ DE REFLEXÃO

  Apontou o sol lá no horizonte, a manhã era como qualquer outra, cheia de encantos, cheia de expectativas, com aquele brilho próprio dela e que nos deixa aptos para alguns momentos de reflexão, coisa que todos deveriam fazer, principalmente aqueles que enfrentam dificuldades na vida.

  O sol começou a ganhar altura, os pássaros que ora gorjeavam em galhos de árvores, iniciaram a retirada habitual, foram em busca de outras atividades, deixando ali somente o silêncio e este desde então me passou a fazer companhia. Esses são momentos fundamentais para uma boa reflexão.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DEPOIMENTOS NO FACE (agosto/2015)

TÔ MUITO TRISTE GALERA
Galera, vamos tomar cuidado ao pedir pra segurar a bolsa das pessoas dentro dos transportes públicos. Hoje aconteceu uma comigo, que eu não desejo pra ninguém... No ônibus lotado, sugeri segurar a bolsa da mulher. Poucos minutos depois, percebi que a bolsa estava aberta e fui avisá-la. Ela toda grossa, gritou dizendo que a bolsa não estava aberta antes e que eu teria aberto a bolsa dela. Todo mundo começou a me olhar torto. Pior ainda foi quando ela tomou a bolsa da minha mão e começou a vasculhar, dizendo que estava faltando cem reais. Aí eu não aguentei. Mandei o motorista parar o ônibus na hora e disse que se era pra ela me acusar, que fosse na delegacia. E fomos parar na delegacia. O delegado vasculhou minha mochila e a bolsa dela. E os cem reais estavam lá, na bolsa dela. Naquela hora eu tive muita raiva! O dinheiro estava misturado com um bando de papéis. Eu não enxerguei aquela mulher na minha frente. O delegado perguntou se eu queria processa-la e eu disse que não. Mas pelo constrangimento que ela me fez passar, só de raiva, pedi mil reais!!! Ela me pediu desculpas e ligou pro marido trazer o dinheiro. Chegou o marido dela num carrão, que eu nem sei o porquê daquela mulher estar andando de ônibus. Ele trouxe mil reais e quando ele ia me entregar, eu acordei. Era apenas um sonho. 
No outro dia eu continuava lisa de novo.
Obrigada pela atenção!

É natural o ser humano se iludir com coisas que não valem a pena e que no momento são vistas como se dessem algum resultado positivo. São raras as vezes que o bom senso prevalece, que enxergamos a realidade, que nos faça ver o verdadeiro sentido da vida. O homem viaja no tempo, imagina muito, cai em contradições e engana a si próprio. Dormimos o sono da insanidade, da falta de expectativa, controlamos nossas vontades porque sabemos que é muito difícil pô-las em prática. Acordemos, gente, viver é um jogo e só ganha quem tem bom senso e responsabilidade.

Eu acredito no bom senso dos militares, acredito que algum acordo de paz e tranquilidade para o país seja feito sem derramamento de sangue, porém a situação é bastante grave, é de se tomar uma providência enérgica tanto contra os possíveis baderneiros como contra a presidente do Brasil, que não pode e nem deve se eximir de suas responsabilidades. Não é possível que esse caos continue a manchar a nossa reputação e os direitos das pessoas de bem. O que estamos precisando neste exato momento é de‪#‎cartasNAmesa, ou seja, que tudo seja esclarecido com relação principalmente aos desvios de verbas públicas e a consequente punição de seus responsáveis, independente dos cargos que ora ocupam.

O Brasil tá uma zona, uma ‪#‎zorratotal, ninguém quer nada, querem deixar o país como está, ou seja, mergulhado nesse mar de lama, de corrupção, de esculhambação total. Vejam que deram um jeitinho pra Dilma se explicar no que diz respeito aos seus gastos com o dinheiro público (nosso), deram mais tempo pra ela e seus cupinchas verem o que é possível fazer para‪#‎esquentar suas contas, que já estão mais do que comprovadas as irregularidades existentes. Fazer o que se quem tem a obrigação de puni-la pelos desmandos está conivente com ela?

Quantas pessoas nas ruas durante as manifestações contra o governo Dilma? 30 mil? 50 mil? 200 mil? 2 milhões?
NÃO IMPORTA A QUANTIDADE DE PESSOAS, O QUE IMPORTA É QUE MESMO SOMENTE UMA PESSOA E SUA REIVINDICAÇÃO ESTIVER DENTRO DA LEGALIDADE, O GOVERNO FEDERAL TEM OBRIGAÇÃO DE ATENDER, DE FAZER VALER OS DIREITOS DO CIDADÃO, PUNIR OS RESPONSÁVEIS POR DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO E MANTER A ORDEM SOCIAL.
Se o povo brasileiro elegeu Dilma Rousseff (mesmo com denúncias de falcatruas nas urnas) para governar o país, esse mesmo povo, convicto de suas responsabilidades e obrigações, pode exigir a sua saída, tudo dentro da democracia, que é o governo do povo, pelo povo e para o povo.


* Eu tenho visto muitas reclamações a respeito da falta de posição da edilidade que administra o município de Cabedelo com relação aos desmandos praticados, denúncias sendo feitas, perguntas que não tem respostas e outros problemas que afetam o povo trabalhador.
* Acho que está faltando comunicação entre a população, o prefeito da cidade, os vereadores e demais autoridades constituídas que tem a obrigação de zelar pelo desenvolvimento urbano. Não se admite mais, em tempos de crises políticas, que envolvem principalmente o governo federal, a falta de cuidado com quem paga impostos e não vê suas reivindicações atendidas.
* Falta alguém de pulso, mesmo sendo um simples cidadão cabedelense, tomar a iniciativa, procurar a Câmara de Vereadores, cujos integrantes são os representantes do povo, para que esclareçam dúvidas e procurem sanar os problemas que a cidade exige. O senhor prefeito, principal responsável por obras do município, mesmo dependente da câmara, tem a obrigação de ouvir o povo, de sanar problemas que afligem a população e sair em busca de verbas caso o órgão municipal não disponha no momento, para dar uma melhor qualidade de vida a quem sustenta a prefeitura, que é o povo trabalhador e pagador de IPTU. 
* O cartaz da foto diz tudo (VOCÊ PEDE, PREFEITURA FAZ).

JANELA DA SAUDADE


    Abriu-se uma brecha na saudade e por ela fluíram meus devaneios. Em meio a eles eu pude vislumbrar uma janela que me apresentou lá fora uma nuvem de sentimentos que abarrotaram meu cérebro de lembranças que haviam se perdido no esquecimento. Lágrimas molharam a minha face, soluços intermináveis me acometeram e uma sensação de estar volitando envolveu meu corpo. Eu não pude me conter e tive a impressão de tudo isso ser apenas um sonho, apesar de parecer bem real, o que me induziu a tentar sair dali. A nuvem de sentimentos a qual via através da suposta janela começava a se dissipar, momento em que senti uma força estranha a me sugar através da brecha da saudade que se instalou em mim. Tudo era perfeitamente natural, eu tinha convicção agora de que não estava sonhando, passando a mão no rosto e percebendo lágrimas. As lembranças que ficaram nítidas em minha mente me deixaram transtornado, já que algumas eram tristes, coisas que o subconsciente deixou claro, coisas que no passado deveriam estar enterradas. Mas um certo alívio me deu força para sentir o quanto a saudade é boa quando nos lembramos das coisas que nos fizeram felizes.

domingo, 16 de agosto de 2015

BOM DIA CANDEIAS

B om dia agora para a linda praia de Candeias
. .sei que já tens dona mas mesmo assim vou te cortejar
O meu bom dia também é para ti, praia linda
. . rainha da vizinha Jaboatão dos Guararapes
M eus pés também querem pisar a tua areia
. . tão macia quanto as de Boa Viagem
D igo isso de coração, olhando esse mar infinito
. . vendo seu reflexo nas vidraças dos edifícios
I ndo mais além digo: queria poder juntar as duas
. . transformar numa só, abraçar ao mesmo tempo
A té me servindo de inspiração para meus poemas
. . me fazendo acordar cedo para vê-las
C ada minuto servindo para meu eterno deleite
. . caminhando tranquilo, sentindo suas águas mornas
A noite vou também pensar em ti, ver teu filme
. . me deslumbrar com tua beleza, saber de ti
N os poemas da Ysolda não perder uma palavra
. .compartilhar toda sua beleza para o Brasil inteiro
D esejando que todos desfrutem com prazer
. . sem me enciumar com os galanteios dos gringos
E saibam que todos os dias vou me imaginar
. . sentado em suas areias macias, pés descalços
I mergindo meu corpo em suas águas, delirando
. .até esperando a lua chegar vendo o sol ir embora
A té posso imaginar os dois abraçados, lua e sol
. .e quando na cama estiver vou lembrar dos dois
S erá o momento perfeito de ter definitivamente
. . Candeias no meu coração. Bom dia Candeias

(Homenagem a Candeias)

sábado, 15 de agosto de 2015

BOM DIA BOA VIAGEM

B. em cedinho acordei, era um domingo lindo
. . me deu uma vontade de caminhar na praia
O. sol ainda era fraco, eu pisando na areia macia
. . Boa Viagem, hoje eu te surpreendi, não foi?
M.e vês assim andando sem rumo certo, feliz
. . molhando os pés na água morna desse mar
D. e há muito pra cá não fazia isso, é verdade
. . talvez o motivo de tua admiração, quem sabe?
I.mpressiona-me porém a tua beleza, a tua praia
. . e venho aqui para te cumprimentar, acredite
A.Inspiração de te desejar um bom dia, de te ver
. . eu tive ontem a noite e já estava deitado
B. em que poderia ter sido antes, eu sei
. . mas o que importa é que aqui estou contigo
O. orgulho de te ter comigo é muito grande
. . olho teus edifícios diante do horizonte marinho
A.minha visão é de uma imensa alegria por ti
. . que cumprimenta o mar todos os dias
V. ejo em ti um amor gratificante, sedutor
. . me deixando com ciúmes dos gringos te cortejando
I. magino morar aqui contigo, te admirar mais
. .  te ver mais e dar bom dia todos os dias
A. tua beleza, o teu sol nascendo, o dia claro
. . esperando a noite chegar para abraçar a lua
G. ravo sempre na minha mente como um filme
. . que ao deitar fico assistindo como a um show
E. mais uma vez quero te desejar um bom dia
. . e te dizer que em breve voltarei aqui
M. ais cedo ou mais tarde Boa Viagem será minha
. . e terá sempre o meu abraço, o meu bom dia

(Homenagem a Boa Viagem)


domingo, 2 de agosto de 2015

DEPOIMENTOS NO FACE (julho/2015)

Infelizmente a igreja de um modo geral está caminhando para o caos, muitos pastores estão preocupados com a vontade de ganhar dinheiro, mesmo prostituindo a palavra de Deus.

Criar um privilégio para a raça negra é um erro, é um equívoco, afinal somos todos iguais perante a lei. Por que então justificar isso ou aquilo para o negro? Criem juízo, senhores governantes, ou melhor, cumpram a lei.

Sobre a advogada Beatriz Catta Preta, que deixou de trabalhar para os envolvidos na Operação Lava Jato (CPI da Petrobras):
Essa história tem vários sentidos que dificilmente entenderemos com clareza. Ela pode até estar certa em ter tomado essa decisão e se está fugindo da nossa justiça (que justiça?) pode ser uma defesa para ela. Se ainda recebeu propina alta é um caso a ser analisado, obter-se provas. Esse alvoroço todo com o escândalo da Petrobras serve tão somente para enganar a população, desviar a atenção de pessoas para dar um pouco mais de sustentabilidade ao governo de Dilma Rousseff, tão desgastado com tantos absurdos, com tantas mentiras e sabe-se mais lá o que. Na realidade o que está faltando mesmo neste país é vergonha na cara dos nossos governantes, todos coniventes com a patifaria espalhada por todo o Brasil.

O ser humano chora, reclama, blasfema, simplesmente pelo fato de desconhecer os propósitos de Deus. A hora é de reflexão, talvez um dia possamos compreender o que é melhor para todos nós. Paz e saúde.

Essa reunião de Dilma Rousseff com todos os governadores de estados foi uma verdadeira palhaçada, um chamamento para que aceitem a sua permanência no governo. A distribuição de cargos e verbas com certeza foi o tempero para a reunião e acredito que ninguém de sã consciência e comprometido com os destinos do país vá de encontro aos anseios do povo brasileiro. Louco eu? Não, gente, eu apenas sou realista e lá no fundo você também.

Sobre o controle do governo na internet:
Pode não ser bom, muita gente vai criticar se for posto em prática, mas vai ser importante para se identificar indivíduos que usam o anonimato para denegrirem a imagem de pessoas idôneas ou mesmo esculhambarem a vida dos políticos sabendo que não serão identificados. De certa forma eu apoio essa ideia, pois todos nós temos o direito de fazer críticas que tenham fundamento sem escondermos a nossa identidade. Outra coisa é tirar das redes sociais pessoas que só se preocupam em difamar ou levar informações falsas para a sociedade, além de evitar também que crianças usem as redes (o facebook, por exemplo) alterando suas idades e se passando como de maiores, com o consentimento dos pais ou responsáveis, já que não é permitido por lei pessoas de menor idade usarem as redes sociais.

Minha visão hoje pela manhã:

A chuva fina caía, mesmo sob um sol maravilhoso da manhã, depois de um dia chuvoso e de frio. O reflexo do astro rei na cortina d'água que se formou era um espetáculo aos olhos de quem admirava.